DESCENDENTES DE NGOLA KILUANJE DEFENDEM A INDICAÇÃO DO REI DA BAIXA DE KASSANJE
08/05/2007

Em Junho deste ano, as autoridades tradicionais e governamentais das províncias de Malanje e da Lunda ? Norte poderão definir quem será o rei da Baixa de Kassanje.

O aludido rei, Muhongo Hanganga Ngola Kiluanje Kassamba, confirmou à Multipress, ter garantias dos ministros da Administração do Território e da Cultura e dos responsáveis do MPLA, em Luanda, a realização do encontro que esclarecerá a contenda. Quem são os pede, de Angola ou do Congo Democrático constará da agenda do programa de concertação.

«O problema está em duas partes, como a Baixa de Kassanje está em duas partes. Parte da província de Malanje e a parte da província da Lunda ? Norte, o caso está entregue nas mãos dos dois governadores das provinciais. E eles que vão reunir para o debate desta reunião, portanto do rei que vai chegar consigo e assumir o seu cargo. Este cargo não poder ser assumido aqui na capital sem ser na sua área de origem, na vossa província.

É por isso, vieram manter, até chegar o mês que o governo marcou, os dois governadores reunirem junto dos sobas da parte da Lunda ? Norte, que pertence a Baixa de Kassanje e da parte de Malanje, também que pertence a Baixa de Kassanje e reunir para o rei receber o poder», disse o chamado monarca Ndongo pende que abandonou a província de Malanje em 2002, mas na última sexta-feira regressou à terra de origem.

Na sua estadia em Luanda, pretendia contactar o Presidente José Eduardo dos Santos, facto que não aconteceu por razões de calendário.

João Mussumari Kassamba, de 47 anos diz ser daquela linhagem e contesta as declarações de Muhongo Ngola Kiluanje.

«Na barriga de Ngola Kiluanje toda gente que ficava aqui em Angola acabaram? Ficava só ele? Duvidamos muito, não temos a certeza disso temos que ver bem, e ver muito fundo a descobrir, seguimos dele e fomos nós propriamente dentro pende do regime, descobrimos que o camarada está a nos enganar. Temos que ver a realidade.

Os pende que foram para o Congo Democrático todos pararam pela província do Bando, e temos uma comuna que atravessava para a província do Kassai, temos uma comuna e aqui foi em 1942» .

Para o secretário do visado rei, Junqueira Tembo Kassanga, o povo pende que reside no Congo Democrático é de Angola.

«O povo pende é um povo que foi o primeiro ocupante da região de Angola, quando veio o colono. Encontro o pende em Luanda, ele como não queria que outra pessoa me dirige fugiu e começou a descer em baixo, ao sair de Luanda veio até no rio Kwanza. No rio Kwanza como subiram no Pungo Andongo descaíram até nas áreas da Baixa de Kassanje onde que houve, então, uma guerra que se passou de kwata-kwata, como se diz, é que os pende fugiram e foram até nas áreas do Congo. E os pende como dizem que são congoleses, não é isto! Os Congo são os angolanos, porque saíram de Angola e foram lá.

E onde eles estão, alguns são tratados como os angolanos. Não é que são do Congo».

A região da Baixa de Kassanje congrega os municípios s do Quela, Cahombo, Massango, Marimba e Kunda ? Dia ? Baze (província de Malanje), Cuango, Capenda Camulemba, Caungula, Lubalo e Xá Muteba (província da Lunda ? Norte).

Estudiosos acreditam que os pende infiltraram-se nos vários grupos etnolinguísticos caholo, caxinga, bangala, bondista, quitoco, mussuku, dombo, malengue, cassongo, dentre outros espalhados nas províncias de Malanje, Lundas Norte e Sul, Bié e Luanda. ( Isaías Soares)


02/05/2008 - REVISTA DA IMPRENSA: REBELIÃO DE VIANA E O NAVIOCHINÊS SALTAM PARA AS PRIMEIRAS PÁGINAS DA IMPRENSA PRIVADA
02/05/2008 - LÍDER DO PADEPA RESPONDE OUTRA VEZ NA DNIC
02/05/2008 - PRD CRITICA CAMPANHAS ELEITORAIS ANTECIPADAS
01/05/2008 - UM MORTO E VÁRIOS FERIDOS EM MOTIM NA CADEIA DE VIANA
01/05/2008 - SITA JOSÉ INAUGURA SISTEMA DE RECOLHA DE DADOS SOBRE O TERRITÓRIO
01/05/2008 - PADEPA MANIFESTA-SE CONTRA A RÁDIO NACIONAL
01/05/2008 - SEIS ONG?s SELECCIONADAS PARA A EDUCAÇÃO CÍVICA NA HUÍLA
01/05/2008 - FERNANDO LELLO RESPONDE EM JULGAMENTO
01/05/2008 - AUDITORIA FORÇA CONGELAMENTO DA CONTA BANCÁRIA DO PRS
30/04/2008 - CONCEIÇÃO DOMINGAS NÃO COME HÁ 30 DIAS


   
A neXus não se responsabiliza pelo conteúdo expresso nas páginas de seus parceiros e anunciantes.
© 2004 neXus. Todos os direitos reservados. Privacidade e Segurança